A posição e a mobilidade da língua são especialmente importantes para funções como deglutição, respiração, fala e o desenvolvimento da maxila e mandíbula. Alterações anatômicas como a anquiloglossia (popularmente conhecida como “língua presa”) prejudicam essas funções, interferindo no desenvolvimento correto do sistema estomatognático.
A frenectomia e a frenotomia são procedimentos cirúrgicos importantes para a remoção total ou parcial dos freios labiais e linguais, fundamentais para o funcionamento correto da língua e lábios. A frenectomia é uma técnica mais invasiva quando comparada à frenotomia, pois envolve a remoção completa ou parte significativa do frênulo. Já a frenotomia é um procedimento menos invasivo, uma vez que a incisão realizada no tecido tem por objetivo apenas aliviar sua tensão.
As indicações cirúrgicas e a escolha da técnica ideal dependem da avaliação do profissional, que considera a limitação funcional e as necessidades específicas do paciente.
Mais informações sobre esse tema estão disponíveis na revista eletrônica Conexão Odontoprev, no artigo “Técnicas Cirúrgicas para Realização da Frenectomia e Frenotomia”, escrito pela Profa. Dra. Luciane Hiramatsu, coordenadora do curso Diagnóstico e Tratamento da Anquiloglossia e Freio Labial Patológico.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO – https://ww1.fundecto.com.br/cursos/diagnostico-e-tratamento-da-anquiloglossia-e-freio-labial-patologico/
ARTIGO COMPLETO – https://conexao.odontoprev.com.br/frenectomia-e-frenotomia/
II Simpósio Frênulos Orais e Laser – https://ww1.fundecto.com.br/cursos/ii-simposio-de-frenulos-orais-e-laser/